A economia e o consumo consciente de energia são pautas do cotidiano mundo afora: Seja ficando de olho nas bandeiras tarifárias ou na classificação de consumo dos produtos. O que muitos não sabem é que existem vilões inseridos no dia a dia da população e um deles consome mais energia do que 64 geladeiras ligadas ao mesmo tempo.
Segundo levantamento do jornal Gazeta de São Paulo, o item que consome todo este potencial de energia é o forno elétrico, que mesmo em stand-by suga energia só de estar conectado a tomada.
Em média, um forno elétrico pode vir a consumir entre 2.000 e 5.000 watts por hora, gerando um gasto mensal que pode chegar a aproximadamente 40 a 90 quilowatts-hora caso usado com frequência. Uma geladeira, por exemplo, tem um consumo muito menor, em torno de 300 a 800 watts por hora.
Na média, 84 geladeiras ligadas ao mesmo tempo ainda consumiriam menos energia do que um forno elétrico usado com frequência.
A diferença ocorre pois o forno precisa concentrar uma grande quantidade de calor para cozinhar os alimentos, resultando em um maior consumo de energia. Já a geladeira atua com uma temperatura estável buscando manter os alimentos conservados.
Alguns fatores podem influenciar para o consumo elétrico, como o modelo, o ano de fabricação, o tamanho, entre outros
Nenhum comentário:
Postar um comentário