A partir desta sexta-feira (28/03), trabalhadores poderão verificar se possuem valores esquecidos no fundo PIS/Pasep. De acordo com o Governo Federal, mais de 10 milhões de brasileiros têm direito a R$ 26,3 bilhões provenientes do antigo fundo, extinto em 2020
Quem tem direito ao saque do PIS/Pasep
Os recursos disponíveis são referentes a trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre 1971 e 1988. O valor médio para saque é de R$ 2,8 mil por pessoa, podendo variar conforme o tempo trabalhado e o salário recebido na época. Todos os montantes estão corrigidos pela inflação.
O pagamento será inicialmente destinado aos trabalhadores que solicitaram o saque até o dia 28 de fevereiro. Vale ressaltar que essas cotas do PIS/Pasep não estão relacionadas ao abono salarial pago anualmente a quem teve renda mensal de até dois salários mínimos em 2024.
Como consultar e sacar os valores do PIS/Pasep
Os trabalhadores podem consultar se há valores disponíveis por meio das seguintes opções:
1. Site “Repis Cidadão”, do Ministério da Fazenda;
2. Aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS.
Em ambos os casos, é necessário acessar com a conta Gov.br e utilizar o Número de Identificação Social (NIS), encontrado na Carteira de Trabalho ou no extrato do FGTS.
Para solicitar o saque, o beneficiário deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento oficial com foto. Também é possível solicitar a transferência pelo aplicativo FGTS.
Procedimentos para herdeiros
Caso o saque seja realizado por herdeiros, o interessado deve acessar o sistema com sua própria conta Gov.br e informar o número de inscrição PIS/PASEP do falecido. Se a solicitação for feita presencialmente, é necessário apresentar um dos seguintes documentos:
– Certidão PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte;
– Declaração de dependentes habilitados à pensão emitida pelo órgão pagador do benefício;
– Autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os sucessores, confirmando a permissão para o saque e declarando que não há outros beneficiários conhecidos.
Calendário de pagamentos
Os pagamentos seguirão um cronograma divulgado pela Caixa Econômica Federal. A partir desta sexta-feira (28), serão contemplados os trabalhadores que solicitaram o resgate até 28 de fevereiro. A próxima data, 25 de abril, será para quem solicitou saque até o dia 31 de março.
Para mais informações, os beneficiários podem acessar os canais oficiais do governo ou procurar uma agência da Caixa Econômica Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário