terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Gerente da Embasa é preso em flagarante; empresa se pronuncia

O Gerente Regional da Embasa de Itamaraju foi preso em flagrante nesta terça-feira (21). Após denúncias de irregularidades, o Promotor de Justiça Igor Saulo Ferreira Rocha Assunção, junto com a Secretaria de Meio Ambiente e a Polícia Militar, constatou a prática de crime ambiental pela Embasa no local. As informações são do repórter Jota Bastos.

Depois de apurar a situação, o promotor deu voz de prisão ao gerente, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil e está à disposição da justiça. O promotor ainda garantiu que vai oferecer denúncia contra a Embasa pelo crime ambiental e buscará indenização para os moradores afetados.

A embasa estava lançando resíduos sólidos e líquidos, detritos, óleos e substâncias oleosas, ferindo as exigências da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98, art. 54, §2º, inciso V), causando poluição ambiental e um forte odor que afetou a população e motivou a denúncia.

A Secretaria de Meio Ambiente ainda aplicou uma multa no valor de R$ 318.780,00 contra a Embasa, por “: Descarte irregular de resíduos sólidos em local inapropriado ocasionando degradação ambiental e ocultação do material, gerando desconforto respiratório ou olfativo aos moradores circunvizinhos”.

Procurada pelo BNews, a Embasa enviou a seguinte nota: "A Embasa informa que está apoiando seu gerente regional em Itamaraju na prestação dos esclarecimentos cabíveis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário