O céu de Portugal ficou iluminado na noite deste sábado (18). O meteoro foi visto em diversas regiões do país e também em alguns locais da Espanha. De acordo com o Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), o objeto estava a uma velocidade de 161 mil km/h quando entrou na atmosfera terrestre.
O instituto afirmou que o meteoro começou a ser visto quando estava a uma altura média de 122 quilômetros da superfície terrestre. Em seguida, se decompôs a uma altura de 54 quilômetros.
Nos vídeos publicados nas redes sociais é possível perceber o quanto as pessoas ficam assustados ou surpresas com o clarão que se forma no céu. O meteoro foi visível pouco antes da meia-noite, e pôde ser visto em várias regiões do país, como Porto, Algarve e Miranda do Douro, além de outras partes da Península Ibérica.
De acordo com informações publicadas pelo O globo, durante entrevista ao jornal espanhol ‘Granada Hoy’, o astrofísico José María Madiedo explicou que o meteoro integrava uma rocha espacial, o qual se desprendeu de um cometa, porém não chegou à superfície.
Nenhum comentário:
Postar um comentário