quarta-feira, 3 de abril de 2024

Mais de 800 pessoas morrem com forte terremoto em Taiwan

Um terremoto potente com magnitude superior a 7 graus nesta quarta-feira deixou pelo menos nove mortos e mais de 800 feridos em Taiwan, provocou danos em vários edifícios, assim como um alerta de tsunami na costa leste da Ásia, suspenso após algumas horas.

As autoridades taiwanesas afirmaram que o terremoto e os tremores secundários foram os mais intensos na ilha em 25 anos. Também alertaram que outros sismos podem acontecer nos próximos dias.

Todas as mortes aconteceram no condado de Hualien, o ponto mais próximo ao epicentro do terremoto, no leste da ilha, informou o Corpo de Bombeiros. Além disso, 821 pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades, que não especificaram a gravidade das lesões.

"Tudo tremeu de maneira violenta. Os quadros na parede, a televisão e o armário de bebidas caíram", declarou um morador da cidade Hualien ao canal local SET TV.

A imprensa local exibiu imagens de vários edifícios em Hualien perigosamente inclinados após o tremor.

Em Nova Taipé, norte, um armazém desabou e 60 pessoas foram retiradas dos escombros, segundo a prefeitura.

"O mais forte em 25 anos"

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto desta quarta-feira atingiu 7,4 graus de magnitude e aconteceu pouco antes das 8H00 locais (21H00 de Brasília, terça-feira). A Agência Meteorológica de Taiwan calculou um fenômeno de 7,2 graus, enquanto a Agência Meteorológica do Japão anunciou 7,5.

O epicentro foi localizado 18 quilômetros ao sul de Hualien, com uma profundidade de 34,8 km, segundo o USGS.

"O terremoto foi próximo da superfície e pouco profundo. Foi sentido em toda Taiwan e nas ilhas (...) foi o mais forte em 25 anos", disse Wu Chien-fu, diretor do Centro Sismológico taiwanês.

Em setembro de 1999, um terremoto de 7,6 graus de magnitude matou quase 2.400 pessoas em Taiwan, no desastre natural com o maior número de vítimas na história do território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário