Um voo que partiu de Buenos Aires, Argentina, com destino a Madri, Espanha, teve sua rota desviada e realizou um pouso de emergência no Aeroporto de Natal na noite de quinta-feira (8) devido a uma emergência de saúde a bordo. Infelizmente, o passageiro em questão, um espanhol de 72 anos, não resistiu e morreu. O voo, operado por um avião modelo Boeing 787 Dreamliner, continuou sua viagem à Espanha. As informações são do Portal G1.
A Zurich Airport Brasil, administradora do terminal, emitiu uma nota informando que a aeronave comunicou uma emergência médica a bordo e solicitou permissão para pousar em Natal, o que ocorreu por volta das 19h. A empresa destacou que conta com uma ambulância equipada no local, que estava pronta no momento do pouso. A equipe de socorro do aeroporto iniciou os procedimentos de atendimento padrão, tentando reanimar o passageiro, mas sem sucesso.
O coordenador do Samu Natal, Cláudio Macêdo, explicou que o serviço de saúde do aeroporto não possuía um médico disponível no momento da emergência, resultando no acionamento do Samu RN. No entanto, as UTIs móveis estavam ocupadas em outros atendimentos, levando ao pedido de assistência ao Samu Natal.
"O aeroporto tem que ter uma unidade de suporte avançado lá, dentro da unidade, mas não tinha médico ontem. A UTI do SAMU Natal chegou a ir até a entrada do aeroporto, mas as pessoas que estavam disseram que o paciente já estava em óbito há mais de vinte minutos", afirmou o coordenador.
A Zurich Airport Brasil afirmou que, embora o protocolo de atendimento tenha sido seguido, não foi possível reverter a situação, e o passageiro foi declarado sem vida. A identidade do passageiro não foi divulgada. "Tão logo ocorreu o pouso a equipe de socorro do aeroporto realizou o protocolo de atendimento indicado para estes casos, buscando reanimar o passageiro. Mas não houve êxito", informou.
A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou que o corpo do passageiro foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos em Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário