A Consumer Reports, uma associação de defesa do consumidor nos Estados Unidos, descobriu a presença generalizada de plásticos em uma variedade de alimentos vendidos no país, inclusive, em redes de fast-food como McDonald's e Burger King. Não foram realizados estudos nas redes de fast-food brasileiras. As informações são do O Globo.
De acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (4), a associação constatou que 84 dos 85 alimentos de supermercado e fast-food testados recentemente continham ftalatos, que são plastificantes conhecidos, usados para tornar o plástico mais resistente. Em muitos alimentos, os níveis de ftalatos foram considerados elevados e, segundo a associação, esses níveis não dependem do tipo de embalagem ou do tipo específico de alimento.
Por exemplo, foram encontrados níveis elevados de ftalatos em hambúrgueres, nuggets e batatas fritas, ou em suas embalagens, em grandes redes de fast-food como Wendy's, Burger King e McDonald's. No entanto, a associação afirmou que nenhum dos níveis de ftalato excedeu os limites estabelecidos pelas agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa.
Segundo análise realizada, foi constatado que 79% das amostras de alimentos continham bisfenol A (BPA), produto químico derivado do plástico.
De acordo com a Consumer Reports, o problema reside no fato de que existem diversas formas pelas quais esses produtos químicos entram em nosso organismo. Inicialmente, os esforços para limitar a exposição a eles focaram nas embalagens, porém, sabe-se agora que os ftalatos, por exemplo, também podem penetrar nos alimentos durante o processamento, provenientes de tubos, correias transportadoras e luvas utilizadas nessa etapa. Eles podem até mesmo ser absorvidos pela carne e pelos produtos através de água e solo contaminados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário