O diretor de um asilo em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, foi afastado por determinação da Justiça. Segundo a TV Santa Cruz, a decisão, divulgada nesta segunda-feira (10), ocorre após denúncias de agressões físicas e abusos sexuais sofridos pelos idosos, além de falta de higiene no espaço, denominado Associação da Terceira Idade Doce Lar.
As denúncias motivaram um documento enviado à Justiça pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) e a Vigilância Sanitária local. O asilo, que funciona desde 2020, não tem alvará sanitário, nem funcionários suficientes para cuidar dos pacientes. Conforme o relato, idosos ficavam trancados na unidade e tinham que dividir itens básicos de higiene, como escovas de dente; e comer alimentos fora do prazo de validade.
O documento ainda acusa que pacientes chegavam a ficar sedados quando recebiam visitas, para que eles não contassem a situação em que viviam. O diretor da associação, identificado como Paulo Roberto Santos Leal, foi afastado até que as investigações sejam concluídas.
Durante o afastamento do diretor, a prefeitura de Porto Seguro deve assumir a direção do lar de idosos durante seis meses, através da Secretaria de Assistência Social. O espaço abriga 56 idosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário