sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Após anúncio do pacote fiscal, dólar ultrapassa R$ 6 pela primeira vez

A cotação do dólar superou nesta quinta-feira (28), pela primeira vez na história, o patamar de 6 reais no Brasil, em meio à inquietação dos investidores sobre o compromisso fiscal e orçamentário do governo federal.

Por volta das 13h15, o dólar era cotado a 6,0004 reais, segundo o jornal Valor Econômico. E de acordo com o site do Banco Central, às 15h00 o dólar fechou o dia a 5,99 reais.

Desde que o real entrou em circulação em 1994, a moeda americana nunca havia atingido esse valor, de acordo com a série estatística do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O recorde ocorreu um dia após o governo de Luiz Inácio Lula da Silva anunciar um aguardado pacote de medidas para tranquilizar os mercados sobre o desempenho fiscal do país. O pacote prevê uma economia de 70 bilhões de reais até 2026.

Essas medidas reforçam “um absoluto compromisso do governo do presidente Lula com o equilíbrio fiscal” para “entregar para o país um sistema tributário moderno, justo, progressivo”, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em pronunciamento em rede nacional na quarta-feira.

Anúncio “anticlímax” -

O mercado “esperava um pacote com corte de gastos e veio um pacote que misturou corte de gastos com redução de impostos, o que nessa hora não faz o menor sentido”, disse à AFP Mauro Rochlin, coordenador acadêmico da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ele classificou o anúncio como um "anticlímax" para os investidores e criticou a medida como "populista" e "irresponsável", afirmando que a desoneração terá um “impacto fiscal muito expressivo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário