sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Encruzilhada: População se revolta com arroxo da EMBASA, arranca hidrômetros das casas e constrói barragem

A população do município de Encruzilhada, situada no sudoeste baiano, vem sofrendo há anos, com o desabastecimento de água, devido a crise hídrica que assola a região. Um dos motivos é o descaso do poder público Estadual, onde tem deixado populares revoltados, com o desinteresse da EMBASA e, com a falta da destinação de recursos para o município referente ao caso.
A crise se deu principalmente pela baixa vazão das águas do Rio Pardo, gerada pelo desmatamento, irrigações ilícitas e, falta de planejamento do órgão responsável pelo abastecimento municipal, o Pardo é a principal fonte de água para abastecimento do município.
Ao sofrerem amargamente por vários dias, sem ver cair uma gota d’água nas torneiras de suas residencias, sendo ainda cobrado a tarifa de água todo mês, populares tomaram uma atitude inusitada nesta quarta-feira 17/10, retiraram os hidrômetros das suas casas em protesto, por não aguentar pagar a tarifa de água, recebendo apenas via carro pipa, uma água não potável.
Os moradores disseram que chegaram no limite, não dá pra buscar água suja com balde na cabeça e ainda enfrentar uma fila imensa, sob muita humilhação, tendo ainda que pagar caro por isso. Segundo os moradores a EMBASA (Empresa Baiana de Saneamento) de Encruzilhada, não toma nenhuma providência em se preparar para os dias de estiagem no município, o prefeito da cidade disse que já recorreu ao Estado, mas até o momento, nada.
Cansados de esperar pelos principais responsáveis que são os governantes, populares se reuniram para construir uma barragem, sem nenhum apoio político, nem tampouco o da EMBASA, com isso terá uma reserva de água que durará por mais tempo nos dias de estiagem, resta agora as bençãos da chuva.
O apoio veio unicamente da população da cidade, comerciantes e pessoas comuns, fizeram doações de materiais e juntos meteram a mão na massa, concluindo essa maravilhosa barragem, que enche de orgulho cada cidadão encruzilhadense, dando grande exemplo aos governantes descompromissados, provando que, quem tem vontade de fazer, simplesmente FAZ.


Fonte:https://www.itapetinganoticias.com.br/v1/2018/10/19/encruzilhada-populacao-se-revolta-com-arroxo-da-embasa-arranca-hidrometros-das-casas-e-constroi-barragem/


Nenhum comentário:

Postar um comentário