quarta-feira, 18 de outubro de 2017

ITAPETINGA: CÂMARA APROVA LEI QUE FACILITA IMPLANTAÇÃO DE POLICLÍNICA REGIONAL


Na última quarta-feira (11), a Câmara Municipal de Itapetinga aprovou o Projeto de Lei Nº 014/2017, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a subscrever o protocolo de intenções a ser firmado com o Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde (Sesab), para formação do Consórcio Público de Saúde, que vai viabilizar, entre outras ações, a criação de uma Policlínica Regional, ampliando a assistência com serviços ambulatoriais e de diagnósticos de imagem para pacientes do território médio sudoeste.
De acordo com informações do Governo do Estado, os consórcios públicos interfederativos estão sendo implantados para a gestão de serviços regionais de saúde, a exemplo de policlínicas, unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais, centros de especialidades odontológicas (CEOs), entre outros, como, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e hospitais municipais. Em Itapetinga, já estão instalados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Samu 192.
Em relação à implantação da Policlínica Regional, o Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear os 60% restante.
Durante a sessão, a vereadora Naara Duarte (DEM), que é presidente da Associação dos Vereadores do Médio Sudoeste, informou que, acompanhada do vereador João de Deus (PMDB) e de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou a minuta da formação do Consórcio às cidades do território em visitas oficiais realizadas com o apoio da presidência da Casa Legislativa. Ela destacou a importância do Consórcio para que a instalação da Policlínica Regional se torne realidade.
O Território Médio Sudoeste é formado pelos municípios de Itapetinga, Itambé, Caatiba, Maracani, Maiquinique, Itarantim, Potiraguá, Itororó, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário