Uma comitiva liderada pelo Prefeito Rodrigo Hagge e o Secretário de Educação Geraldo Trindade reuniu-se com a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Salvador para conhecer diversos projetos de escolas em tempo integral como parte do embasamento necessário para a implantação do modelo de educação integral em Itapetinga ainda em 2017
A proposta de educação integral deve ser assumida por todos os participantes do processo educacional e não será implantada em Itapetinga de cima para baixo, mas com a participação de todos os envolvidos desde a sua concepção, afirmou o Prefeito Rodrigo Hagge. Partindo desse princípio também fizeram parte da equipe as professoras Ilana Galvão, Benelza Novaes e Cristina Raphaele do Colégio José Marcos Gusmão, as assessoras da Secretaria de Educação Ieda Xavier e Jádila Couto e Silvana Ferreira Presidente do Conselho Municipal de Educação.
A equipe foi recebida no gabinete da Secretária de Educação Paloma Modesto, onde foram discutidas as bases pedagógicas e financeiras para implantação da educação em tempo integral, em início de execução em algumas escolas da capital do Estado. Nas reuniões foram suscitadas várias discussões visando a construção de um modelo que vá além da ampliação da permanência dos alunos na escola, mas que também fomente o envolvimento de outros profissionais da escola, da família e demais setores da sociedade.
Dentre as visitas dois projetos chamaram a atenção do grupo: o Projeto Escolab implantado na Escola Cid Passos no subúrbio ferroviário, tendo como foco a inovação e a tecnologia. O Escolab é um centro de educação diferente, equipado com tablets, notebooks, impressoras 3D, plataforma digital, praça de arvorismo, museu e outros espaços educativos, atendendo no turno oposto alunos de cinco escolas do seu entorno.
Em outro modelo em andamento, mas não menos fascinante a equipe passou a tarde na escola de tempo integral Parque São Cristóvão também na periferia de Salvador onde as disciplinas da base comum são distribuídas nos dois turnos de aula, mescladas com várias outras atividades num arranjo onde a integração com a comunidade local é o grande fio condutor e articulador do processo educativo, tendo todos os espaços disponíveis além das salas de aula tradicionais sendo utilizados como ambientes de aprendizagem.
Segundo o Secretário de Educação Geraldo Trindade após o retorno da viagem a equipe já está se debruçando sobre o projeto com o apoio e entusiasmo do Prefeito Rodrigo Hagge. Algumas decisões já foram tomadas e estão em fase de implantação como a criação da Coordenação de Educação em Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação, criação do grupo de discussão e elaboração do projeto de tempo integral do Colégio José Marcos Gusmão que deverá ser modelo regional, como também a implantação dos dois primeiros polos de educação integral de Itapetinga nos Colégios José Marcos Gusmão (antigo Noralice) e Colégio Paulo Hagge (CAIC) ainda em 2017 quando, além de três refeições diárias, os alunos terão atividades didáticas, lúdicas, esportivas, de iniciação científica, tecnológicas, artísticas, comunicação, meio ambiente, práticas socioculturais numa jornada diária de sete horas no ambiente escolar. //Ascom Sec, Educação