sexta-feira, 3 de março de 2017

JÁ ESTAVA NA HORA, SECRETARIA DE SAÙDE SE REUNE PARA TOMAR PROVIDÊNÇIAS CONTRA A CHIKUNGUNYA EM ITARANTIM



Hoje foi realizada uma reunião no auditório da prefeitura onde estava presente o prefeito Paulo Construção, o Secretário de Saúde, Euvaldo Junior, presidente da AMEI pastor Joabes Gusmão, Edson Garcia da base operacional de saúde de Itapetinga , Mirian da Vigilância Epidemiológica, o Sr. Getro responsável Técnico pela aplicação de inseticida, também tivemos a presença dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, entre outras representantes do município.
Nessa reunião foram feitas várias propostas para tentar combater o mosquito transmissor e controlar os casos de Chikungunya na nossa cidade, pois os casos confirmados e notificados já passam de mais de 150 casos. Existe uma preocupação muito grande em relação a quantidade do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, por isso surgiu a proposta de fazer bloqueios nos bairros com os maiores números de casos. O bloqueio é feito através do uso de inseticida jogado no pelos Agentes de Endemias ou pelo carro (fumacê).Também será realizadas palestras de conscientização nas escolas, igrejas e nos postos de saúde, isso para mobilizar a população da sua responsabilidade e do perigo que cada um corre quando não cuidamos das nossas casas. 
Vale ressaltar que só o bloqueio e as palestras não será capaz de diminuir ou acabar com os mosquitos da cidade, essa ação deve ser em conjunto com os moradores cuidando dos seus lares e dos seus reservatórios de água. 
Os Agentes de Endemias e os Agentes Comunitários estão a disposição da população para tirar qualquer dúvida sobre o assunto e também continuaram fazendo o trabalho de tratamento dos reservatórios de água nas casas. 
Na reunião ficou claro que somente cada um assumindo a sua responsabilidade é que conseguiremos diminuir os casos de Chikungunya na cidade.


Fonte: Itarantim News

Nota: O Blog Itarantim Agora no dia 27/02, fez uma matéria cobrando a secretária de saúde, Ação mais incisiva dos Órgãos responsáveis por orientar a população e por em prática, a prevenção.


veja a matéria:

ITARANTIM PARECE A TERRA NATAL DA CHIKUNGUNYA


Talvez você tenha sido picado pelo MOSQUITO transmissor da Dengue nos últimos anos, talvez tenha ido ao Hospital e não tenha tido um diagnóstico definido, sobre seu problema de SAÚDE. Em Itarantim, virou moda, virou febre, virou dor, virou CHIKUNGUNYA, há um número muito grande de pessoas infectadas com sintomas, que denotam ser Chikungunya, mas, também sem um exame de SANGUE não se pode afirmar com certeza, porém, pelas dores que as pessoas sentem, É ELA!

O PERIGO é real, Hospital com alta Rotatividade de pessoas, com os mesmos sintomas, alguns ficando até internados, as farmácias de ITARANTIM, esgotam rapidamente os remédios indicados para o tratamento, que é demorado, garante Thadeu Cordeiro da Farmácia NATÃ.
A Dengue HEMORRÁGICA é outro perigo que ronda as pessoas, ela é impiedosa, por isso, tenhamos todo cuidado possível, adotando todas as medidas para não dar SOPA ao AZAR, o número É ENORME de PESSOAS PICADAS PELO MOSQUITO DA DENGUE causador de inúmeros sintomas, DENGUE – ZIKA –CHIKUNGUNYA.
É Preciso uma AÇÃO mais incisiva dos Órgãos responsáveis por orientar a população e por em prática, a prevenção, é muita gente, ao visitar qualquer pessoa doente, de dez, nove fala que está com Chikungunya. Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Agentes de Endemias etc, é preciso correr, é preciso informar, é preciso cuidar, se você ainda não foi picado, SE CUIDE, quem foi picado pelo Mosquito e passou por essa situação, sabe, A DOR É GRANDE, A COISA É SÉRIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário