segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Municípios estão com problemas para pagar as contas, reportagem da TV Record ouve Ziulkoski

TV_Record
Municípios estão com problemas para pagar as contas por causa da crise. Com essa chamada, reportagem do Jornal da Record mostrou que oito em cada dez Municípios brasileiros estão com problemas para pagar as contas. E os prefeitos têm parcelas de empréstimos antigos, devem precatórios e não conseguem arcar com as despesas do dia a dia. A matéria veiculada na sexta-feira, 14 de outubro, entrevistou o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. 

Logo no início da reportagem, foi mostrada a situação de Americana (SP), que deve mais de R$ 1 bilhão, já demitiu mais de 1,5 mil funcionários, e ainda enfrenta dificuldades para prestar serviços básicos de qualidade. A Prefeitura decretou Estado de Calamidade Financeira (ECF), que é uma medida simbólica adotada por diversos outros gestores locais como o de Betim (MG). 

“Difícil é encontrar alguma Cidade no Brasil que não tenha problemas financeiros. A estimativa da Confederação Nacional de Municípios é que 80% das Prefeituras estão com serias dificuldades de caixa, e deixando para depois compromissos básicos, como pagamento de fornecedores e salários ao funcionalismo público básicos”, sinalizou a matéria. Ela destacou ainda: a receita caiu e as despesas continuam crescendo, e os prefeitos estão tendo de escolher o que pagar. 

Como sempre diz o presidente da CNM, o jornal classificou a situação como a do cobertor curto. “Vai puxar para os pés, vai faltar na cabeça, Se puxar na cabeça vai faltar para os pés”, afirmou Ziulkoski em entrevista ao jornal. Outras decisões das administrações locais para tentar adequar as contas também foram mostradas, como redução do horário de expediente dos órgãos públicos, inclusive de postos de saúde, além de ponto facultativo na semana do feriado.
http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/municipios-estao-com-problemas-para-pagar-as-contas-por-causa-da-crise-14102016

Nenhum comentário:

Postar um comentário