domingo, 26 de junho de 2016

GRUPO DE TEATRO DIADEMA DE PEDRA DE ITARANTIM FEZ BONITO EM TEÓFILO OTONI MG

O Grupo de Teatro Diadema de Pedra em parceria com o PLUS Artes Cênicas, grupos que vem se destacando artisticamente em nosso município e região, estiveram participando do FESTTO 2016 (Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni-MG) entre os dias 26 e 29 de maio 2016, representando Itarantim com o espetáculo autoral “A Fogueira!”, escrito e dirigido por Ícaro de Oliveira, juntamente com Edlan Costa, além do trabalho coletivo dos demais artistas da terra no processo de construção dos personagens e no apoio técnico (Taty Goulart, Maria Santos, Hudson Rocha, Williams Silva, Wisley de Jesus, Poliana Botêlho, Victor Oliveira, Pedro Ferreira, Vinícius Rodrigues, Glecio Rodrigues, Iury Alcântara, Alexandre Almeida, Macsuel Silva e José Henrique do Carmo).
O público é parte fundamental desse espetáculo, pois são convidados a participarem de um julgamento conhecendo a verdade cristã ou não, construindo suas próprias regras e tendo a oportunidade de decidir o destino de oito acusados que carregam consigo virtudes e pecados.
Apenas quatro podem ser salvos, os outros quatro são lançados na fogueira. Além de se apresentarem, todos os envolvidos estiveram se capacitando através de oficinas (Performance Teatral – O Corpo é uma FESTA, Fotografia, Circo Aéreo – Acrobacia em Tecido, Elaboração de Projetos, Corpo em Performance, Dança – Do que não está) ministradas por grandes profissionais.
. A programação do Festival ainda oportunizou a interação dos artistas itarantienses com outros de várias partes do país, possibilitando a troca de experiências por meio de rodas de conversa e debates, agregando novos conhecimentos à bagagem dos que ali estiveram. Além disso, todos ainda tiveram acesso a diversas vertentes artísticas e culturais que faziam parte do evento, como espetáculos teatrais, apresentações de dança, intervenções circenses, terno de reis, dentre outras.
Vale ressaltar, que Edlan Costa, um de nossos conterrâneos que lá estavam, é o primeiro ator da região a possuir um DRT. O DRT (sigla de Delegacia Regional do Trabalho) é o registro profissional que o ator e profissionais de outras áreas recebem quando são considerados aptos para trabalharem a nível não amador. O DRT é necessário para que o ator possa trabalhar profissionalmente em emissoras de TV, produtoras de cinema, espetáculos teatrais e demais atividades relacionadas ao trabalho de ator. Sendo que atualmente vive e trabalha em Teófilo Otoni-MG, integrando o Grupo In-CENA, que realiza o FESTTO, é uma das referências de ligação e acesso de Itarantim ao crescimento artístico de nosso município, colhendo os frutos daquilo que vem plantando há tempos com muito talento e dedicação.

A experiência do FESTTO 2016 fica como mais uma conquista de nossos artistas, que tem se comprometido em defender a arte como um instrumento transformador na sociedade, e que agradecem o apoio da Prefeitura Municipal e de todos os envolvidos que contribuíram pra que isso fosse possível!

Texto: Ícaro de Oliveira


































2 comentários: