quarta-feira, 30 de abril de 2014

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA MANDA GENOINO DE VOLTA PARA A PRISÃO

Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, determinou na tarde desta quarta-feira, 30, que o ex-deputado federal José Genoino volte a cumprir pena em uma penitenciária de Brasília. Genoino está em prisão domiciliar desde o final de novembro, quando reclamou de problemas cardíacos e foi transferido do Complexo Penitenciário da Papuda para um hospital e depois para prisão domiciliar.
Barbosa tomou a decisão dois dias depois de ter recebido um laudo no qual médicos da Universidade de Brasília (UnB) afirmaram que o quadro de saúde do ex-deputado é estável e não é grave. Genoino passou por uma cirurgia cardíaca para correção da artéria aorta no final de julho do ano passado.
Preso dentro do processo do mensalão, o ex-presidente do PT foi conduzido inicialmente ao Complexo da Papuda mas, após se sentir mal, foi autorizado a cumprir pena em prisão domiciliar.
Genoino foi condenado à pena de 4 anos e 8 meses, que deve ser cumprida no regime semiaberto. Nesse regime, o preso pode sair da cadeia durante o dia para trabalhar, mas precisa retornar para dormir na prisão. O trabalho tem de ser autorizado pelo Judiciário.

fonte: Sudoeste Hoje

terça-feira, 29 de abril de 2014

O LÍDER POLÍTICO DE ITARANTIM E REGIÃO, DR PAULO FERNANDES, RECEBE MÁQUINA DE DILMA ROUSSEFF

Na manhã desta terça-feira (29), a presidente Dilma Rousseff está em Feira de Santana para entregar 228 máquinas a 190 prefeituras baianas. Os equipamentos vão ajudar na recuperação de estradas que ligam o campo às cidades, beneficiando 203 mil agricultores. Dentre as máquinas, estão 41 motoniveladoras, 76 caminhões-caçamba e 111 pás- carregadeiras. O investimento total é de R$ 67,9 milhões.
O governador Jaques Wagner e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, também participam da cerimônia de entrega.
O prefeito de Itarantim, Paulo Fernandes (PSB), foi o escolhido para representar a região sudoeste da Bahia na hora da entrega das chaves.

fonte: Politico Sul da Bahia

Sucesso Total ! Programa saúde em movimento realiza mais de 365 atendimentos em Itarantim

o programa saúde em movimento esteve realizando atendimentos nos dias 28 e 29 de Abril em Itarantim. Foram 365 alunos atendidos, e serão doados mais de 134 óculos.
Por toda essa dificuldade que muitos Itarantienses enfrentam para fazer acompanhamento oftalmológico que a Prefeitura Municipal, fez todo o esforço para conseguir ser contemplada pelo programa. “Desde o início da gestão que venho buscando trazer ações como essa para o município. Por isso, quando sinalizaram positivo, busquei oferecer toda estrutura necessária para o trabalho deles”, afirmou o prefeito Dr Paulo.
A secretária de saúde Wliana Xavier, disse que valeu muito, e como valeu esta parceria do Governo do Estado com a Prefeitura. Não esqueço a alegria de todos ao receberem atendimento de qualidade e tendo de imediata solução para os problemas dos seus olhos. O povo gostou e aprovou. Itarantim investiu em toda a infra estrutura montada, atendendo solicitação do Saúde em Movimento, e digo que após ver o que aconteceu em Itarantim que foi pouco o que fizemos de investimento em termos de prefeitura em comparação com benefício que trouxe para a população atendida. Estou satisfeito demais pelo resultado e agradeço ao Governo do Estado por ter colocado Itarantim na lista dos municípios beneficiado pelo Programa Saúde em Movimento. Espero que novas parcerias que venham para o bem do povo e da região sejam direcionadas e que terão todo apoio da Secretária de Saúde e com certeza do prefeito Dr Paulo Fernandes.

AUMENTA CHANCE DE 2º TURNO PARA PRESIDENTE, DIZ PESQUISA CNT/MDA


A presidente Dilma Rousseff teve uma queda de seis pontos percentuais nas intenções de voto para presidente, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), realizada em parceria com a MDA e divulgada nesta terça-feira, 29.
No cenário que mede a intenção de voto estimulada, a presidente aparece com 37% da preferência do eleitorado, número que era de 43,7% em fevereiro. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, aparece com 21,6% das intenções de voto em abril, frente a 17% no início deste ano. O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), soma 11,8% das intenções de voto, avanço de pouco menos de dois pontos percentuais em relação a fevereiro de 2014. Brancos e nulos chegaram em 20% e o porcentual dos que não sabem ou não responderam atingiu a 9,6%.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre os dias 21 e 25 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00086-2014.Leia mais.

Blog Itarantim Agora atinge a marca de 500 mil acessos. Muito obrigado! Por sua audiência.

Queremos de público agradecer aos leitores e internautas do blog Itarantim Agora, por sua preciosa atenção, nosso humilde blog conta com sua audiência e isso tem nos deixado feliz.
Hoje, dia (29), o blog Itarantim Agora chega à marca de 500 mil acessos, com pouco mais de três anos de existência.
A audiência prova que as postagens do blog têm chegado até ao público então desconhecidos, mas é muito importante às criticas e os elogios do leitor e internautas para que possamos melhorar ainda mais a qualidades de nossos serviços.
Nossos mais sinceros agradecimentos. Esperamos sempre contar com seu honroso acesso, você é nossa razão de ser.
Também vale ressaltar aos queridos Itarantienses, que estão espalhados por todo Brasil e em vários países do mundo que diariamente matam a saudade, acompanhando o dia a dia da nossa cidade.
Com a quantidade de acessos atingida, somos conscientes que nossa responsabilidade só aumenta a cada dia.


texto: Editores do Blog Itarantim Agora

ITARANTIM: Caminhão que faz entrega de cestas básicas a funcionários da Vulcabrás/Azaleia é assaltado

Conforme relatado pelo delegado Dr. Éder Nogueira, o assalto aconteceu quando o motorista seguia da cidade de Potiraguá para Itarantim na manhã desta segunda-feira (28). No caminho, o veículo apresentou um defeito e quando o motorista parou para averiguar embaixo do caminhão foi surpreendido por dois elementos que roubaram uma quantia de r$ 1. 500, 00 (mil e quinhentos reais em dinheiro) e o aparelho de som do caminhão.
Os elementos que estavam a bordo de um carro preto, que não foi identificado pela vítima, tomou rumo ignorado.
Ao chegar em Itarantim, o motorista do caminhão prestou queixa no Complexo Policial.

fonte: Itarantim Online

segunda-feira, 28 de abril de 2014

OLHA O QUE LULA DISSE NA TV PORTUGUESA SOBRE OS PRESOS DO MENSALÃO

O ex-presidente Lula negou, em entrevista a uma rede de TV portuguesa, ter mantido, durante seu governo, relação próxima com qualquer um dos condenados no julgamento do mensalão.
Entre os presos, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), estão o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente nacional do partido José Genoíno e o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, que atuou no Planalto entre 2003 e 2005, primeiros anos da administração petista.
“Não se trata de gente da minha confiança. Tem companheiro do PT preso. E eu também não vou ficar discutindo a decisão da Suprema Corte. O que eu acho é que essa história vai ser recontada”, insinuou.
A declaração foi divulgada neste domingo (27), pela emissora RTP. Ao canal de televisão, Lula disse ainda que o processo – iniciado após a revelação do esquema de compra de apoio político no Congresso – teve “80% de viés político”.

fonte: Sudoeste Hoje

REDES SOCIAIS: PERFIL FAKE - É TERRORISMO DIGITAL.

Não é de agora, e é do conhecimento de todos, Itarantim vem sendo inundada com publicações anônimas nas redes sociais, e até mesmo usando de um perfil falso, os famosos e famigerados fake. Internautas adotando esta sistemática com o único e inconfessável  propósito de, escondido atrás da máscara do anonimato, atacar pessoas naquilo que lhes é mais sagrado: A dignidade e a honra. Nos últimos dias esta prática horrenda e abominável se avolumou e tomou proporções inimagináveis, levando espanto e indignação a toda a comunidade Itarantiense. Pessoa, ou pessoas, no intuito mesquinho e sórdido de atingir a alguém que, por uma razão qualquer, por esse ou aquele motivo  se tornou seu desafeto, ou seus desafetos, buscam na pequenez do anonimato maneiras de praticar esse crime contra a honra alheia. É no anonimato, possível e permitido nas redes sociais que esses agressores usam da sua imaginável metralhadora giratória para disparar calúnias, difamações, humilhações, além das mais torpes e nefastas agressões contra membros da comunidade, pessoas dignas, íntegras honestas e trabalhadoras. Os últimos ataques, ainda bem recentes, foram contundentes e dirigidos especialmente a pessoas ligadas a administração municipal. As agressões caluniosas, que calaram bem a fundo no âmago das suas honras e dignidades, continuam repercutindo e causando asco e repulsa nas pessoas de bem. Esquecem-se, os caluniadores, verdadeiros destruidores de reputações que, junto à pessoa agredida tem os pais, os filhos, cônjuges. Nesses casos, vai de roldão toda uma família que sequer sabe o porque de estarem sendo difamados e ofendidos. Se o político o desagrada, atinja-o duramente no aspecto da política. Se alguém foi indicado para um cargo, e você entende não estar apto para tal, critique duramente o seu desempenho porém, dispense-se da gratuita agressão moral e pessoal, evitando atingir a  honra e a dignidade daquele que você não quer bem. Isso pode levar a destruição de uma vida, e até de uma família. Uma vez liberada a sua postagem, ela toma vultos e proporções inimagináveis, gigantescas, e não mais poderá ser revertida. Coloque-se no lugar daqueles que você está alvejando, e veja como você se sentiria se fosse o alvo.  Comentar postagens como anônimo  já é algo execrável, abominável, porém ainda se releva; Cada um se apresenta como é. Mas, agredir pessoas com postagens falsas, deliberadamente, é de uma ignomínia sem precedentes e, a bem de todos, devemos repensar e nos abster dessa anomalia.



NOTA DOS EDITORES: A lei que pune o usuário de internet que mantiver perfil falso em redes sociais ou que se passar por outra pessoa em fóruns de discussão. O internauta poderá ser qualificado como criminoso. A autora do projeto, Deputada Federal  Lilian Sá (PSD-RJ) sugere que as punições para a infração sigam o Decreto Lei 2848/1940, número de registro do Código Penal. O cidadão poderá receber multa, ter seus direitos restringidos ou ser preso, dependo da sentença do judiciário. A medida contra a falsa identidade não se limita a redes sociais e fóruns, mas vale também para “páginas de internet em geral”, incluindo sites e blogs.

ITARANTIM SOFRE COM A TELEFONIA DA CLARO

Os transtornos que a população de Itarantim tem enfrentado por conta do péssimo serviço oferecido pela operadora de telefonia celular que atua no município, a CLARO, na grande maioria das vezes, é de causar irritação. Ao buscar falar de Itarantim para fora, são necessárias inúmeras tentativas; De outra localidade para Itarantim, é quase que impossível. A Administração Municipal, através do Prefeito Dr. Paulo Fernandes iniciou contatos com a operadora no sentido de que se resolva com a urgência e a brevidade que a causa exige. Por outro lado e abrindo outra frente, já está se buscando abertura de negociações com outra operadora, que atua em todos os municípios da região, na tentativa de trazer esta operadora para, em um exercício de mercado com a livre concorrência o município seja melhor atendido em telefonia celular, coisa que a população merece.

Programa Saúde em Movimento é implantado pela Prefeitura de Itarantim

A Secretaria Municipal de Saúde de Itarantim juntamente com o Governo Estadual promove "O Saúde em Movimento" um projeto voltado para atender crianças e adolescentes de 7 a 14 anos que apresente alguma dificuldade visual. Os profissionais do projeto fazem parte da equipe do Day Horc. Os alunos selecionados farão consulta oftalmológica, exames complementares e se necessário encaminhamento para o uso de óculos que serão gratuitos. O projeto está sendo realizado na Escola Clériston Andrade das 8 as 17 horas nos dias 28 e 29 de abril, com total apoio da Prefeitura Municipal de Itarantim promovendo Saúde de qualidade para todos!

fonte: SMS

domingo, 27 de abril de 2014

Rui Costa retorna à região de Jacobina e recolhe sugestões para programa de governo

O pré-candidato do PT ao governo do Estado, Rui Costa, e aliados visitaram neste domingo (27) a macrorregião de Jacobina. Este foi o 18º encontro do Programa de Governo Participativo 2014. Cerca de 1,8 mil pessoas, ouviram as propostas desenvolvidas pelos territórios de Irecê e Piemonte da Diamantina. Elas foram apresentadas à chapa majoritária, composta, além de Rui, por João Leão, do PP, (vice); e Otto Alencar, do PSD (Senado). Por cerca de 50 dias, os colaborados traçaram propostas para o desenvolvimento dos territórios. O documento contempla a reforma e adequação do aeroporto de Irecê para voos comerciais, a abertura do canal do Baixio de Irecê, a revitalização do Rio São Francisco, a implantação da delegacia de atendimento à mulher. Também a implantação da Universidade Federal da Chapada e a construção de um hospital regional, além de outras ações. A plenária recebeu o pré-candidato ao Palácio de Ondina, Rui Costa, debaixo de aplausos, ecoando: “queremos mais”.

CHAPA DE OPOSIÇÃO SE REÚNE COM LIDERANÇAS DO SUDOESTE EM CONQUISTA



Na manhã deste sábado, lideranças políticas de diversas cidades da Região Sudoeste lotaram o Espaço Rafiki, em Vitória da Conquista, para o primeiro encontro da oposição, comandada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (ACM), para apresentação da chapa que concorrerá ao governo do estado e senado federal, nas eleições de outubro.
A chapa que deverá ser homologada na convenção partidária no próximo mês de junho, traz o ex-governador Paulo Souto como pré-candidato ao Governo da Bahia, o ex-deputado federal Joaci Góes, como vice-governador, e o ex-ministro Geddel Vieira Lima para disputar Senado.
O encontro foi concorrido e contou com a presença de inúmeros políticos de mais de 40 municípios da região, entre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e líderes partidários, além de deputados federais e estaduais dos partidos de oposição, que acompanharam a comitiva oposicionista.

Depois do encontro no Espaço Rafik, centenas de pessoas se dirigiram à sede da fazenda do ex-governador Nilo Coelho, onde um almoço foi oferecido para membros da chapa de oposição e convidados. O Sudoeste Hoje esteve presente ao evento e registrou todos os momentos do histórico encontro.

fonte: Sudoeste Hoje

sábado, 26 de abril de 2014

Veja como está a saúde em outros municípios:Mulher dá a luz em recepção de hospital em Santo Antônio de Jesus; bebê não sobreviveu


Uma mulher deu a luz na recepção do Hospital e Maternidade Luís Argolo em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, na manhã deste sábado (26). De acordo com testemunhas, mesmo diante de pedidos de socorro, nenhum funcionário do hospital prestou atendimento. A criança foi retirada da barriga da mãe sem vida. “A criança já tinha nascido, o chão estava cheio sangue, somente nesse momento que apareceram funcionários, extremamente mal educados, para fazer o atendimento. Isso é um absurdo”, disse Fernanda Almeida, uma das testemunhas. O parto foi realizado por pessoas que aguardavam atendimento, inclusive uma parteira da localidade. Ainda de acordo com moradores do local, o problema no atendimento a mulheres grávidas tem sido constante e a mulher que entrou em trabalho de parto, neste sábado, já tinha passado três vezes pelo hospital sem conseguir ser atendida. Ela continua em atendimento na unidade. Com informações do Blog do Valente. 

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Eduardo Campos participa de atos políticos no interior da Bahia na próxima semana

O ex-governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) participará de eventos no interior baiano na próxima semana, conforme anunciou a senadora Lídice da Mata (PSB), que postula ao governo estadual. O presidenciável estará na próxima sexta-feira (2) em Ilhéus, para participar do 13º Fórum de Comandatuba, encontro de empresários. Já no dia 8 de maio, Campos deverá participar do ato de devolução simbólica do mandato do ex-prefeito Chico Pinto, cassado durante a ditadura, em Feira de Santana, ou de um evento no município de Luís Eduardo Magalhães.

PROSA E POLITICA:O trajeto da propina da Petrobras



Vamos tentar entender como funciona o trajeto da propina? Esta é apenas uma das formas usadas para despistar a Polícia Federal.
Na operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal há algumas semanas, que prendeu o doleiro Alberto Youssef, aquele do laboratório fantasma de viagra, a PF interceptou mensagens de um tal LA cobrando dinheiro do doleiro.
Em determinada mensagem o tal LA informa o endereço onde era pra ser entregue uma quantia X em dinheiro. “302 N, Bloco H, Apartamento 603″.

O deputado federal Luiz Argôlo, ex-PP da Bahia, mora nesse endereço. Leia Mais

fonte: http://prosaepolitica.com.br/

Prefeitura de Itarantim antecipa salário dos servidores municipais do setor de Educação

Contrariando alguns lideres da oposição, que torcem contra o Desenvolvimento de Itarantim," a Prefeitura antecipou o pagamento dos servidores municipais do setor de educação, os funcionários ja podem se dirigir ao banco do Brasil e sacar o seu pagamento.
Uma das promessas de campanha de DR. PAULO FERNANDES foi a valorização do funcionalismo. "Mesmo diante da dificuldade financeira que o Brasil atravessa e dos problemas que os municípios brasileiros vêm enfrentando, o prefeito Dr Paulo sempre determinou que fizéssemos de tudo para que o salário dos servidores nunca atrasasse e melhor que isso, sempre fosse pago dentro do mês trabalhado, o que vem sendo cumprido desde que o Dr assumiu a Prefeitura", afirmou o tesoureiro Jair Nobre.

ADM : UMA CIDADE MELHOR PARA TODOS ....

quinta-feira, 24 de abril de 2014

SAIU NO SUDOESTE HOJE: PETROBRAS, LULA E WAGNER TENTAM CALAR A BOCA DE GABRIELLI

O ex-presidente Lula e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), foram acionados para tentar “acalmar” o ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli. Irritado, ele afirmou que a presidenta Dilma Rousseff, então presidente do conselho de administração da estatal, “precisa assumir as responsabilidades dela” pela decisão de comprar por US$ 1,3 bilhão a refinaria norte-americana avaliada em US$ 42,5 milhões.
O MANDANTE - Lula anda preocupado porque decisões tão importantes, como comprar a refinaria, passavam por ele. E sabe que o caso impactará na eleição.
TIRANDO O CORPO – Após o caso ser denunciado, Dilma informou em nota que um parecer do ex-diretor Nestor Cerveró a induziu ao erro de aprovar o negócio.
MAU NEGÓCIO - Também irritou Gabrielli a afirmação de Graça Foster, que o substituiu na presidência da Petrobras, de que a refinaria foi um mau negócio.
ATÉ O PESCOÇO – Indicado por Jaques Wagner, Sergio Gabrielli presidia a Petrobras em 2006, quando foi fechado o negócio da refinaria de Pasadena. Escândalo pode atingir Wagner. Coluna Diário do Poder – Cláudio Humberto

MINISTRA DO SUPREMO DETERMINA CPI EXCLUSIVA DA PETROBRAS

O Globo

BRASÍLIA – A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou a manobra governista e determinou a instalação de uma CPI no Senado para investigar exclusivamente fraudes nos negócios da Petrobras, como queria a oposição. A decisão foi tomada em caráter liminar (provisório), até que o plenário da Corte julgue o mérito da questão. A ministra ordenou a instalação da CPI “não com o objeto alargado do requerimento 303, de 2014 [da base governista], e sim com o objeto restrito proposto no requerimento 302, de 2014”. A decisão foi divulgada às 22h de ontem, sem a íntegra do texto da ministra.

A liminar foi dada no julgamento de duas ações ajuizadas por parlamentares da base governista e da oposição. O primeiro grupo queria uma CPI ampla, em que fossem apuradas denúncias de irregularidades na Petrobras junto com assuntos relacionados ao cartel do Metrô de São Paulo e a irregularidades na refinaria Abreu e Lima e no Porto de Suape, em Pernambuco. A oposição estava interessada em uma comissão criada exclusivamente para investigar fraudes em negócios da Petrobras.

fonte: Sudoeste Hoje

PRESSÃO NO BOLSO! INFLAÇÃO DOS ALIMENTOS DISPARA EM TODO O PAÍS

Inflação oficial tem o maior índice para um mês de março em 11 anos. O IBGE divulgou, na manhã desta quarta-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, e o resultado foi o mais alto para meses de março desde o ano de 2003. Alimentos e bebidas subiram 1,92%. O tomate está 32,85% mais caro. A batata inglesa subiu 35,85%. O feijão carioca teve alta de 11,81%.
Na maior cara de pau, Dilma e seus ministros continuam sustentado a mentira de que a inflação “está sob controle”. Você acredita nisto?

fonte: Sudoeste Hoje

quarta-feira, 23 de abril de 2014

‘Estou por fora’, diz Lula sobre escândalos na Petrobras

Em postura indiferente aos recentes problemas enfrentados pela presidente Dilma Rousseff (PT) no cenário político nacional, seu antecessor, Lula (PT), disse nesta terça-feira (22) “estar por fora” dos escândalos sobre contratos suspeitos e pagamento de propina na Petrobras. O petista deu a declaração em Salamanca, na Espanha, onde recebeu título de doutor honoris causa. Questionado sobre suposto mal-estar com a aliada, gerado pela possibilidade de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a respeito da estatal, ele afirmou que “não há possibilidade” de tensão com o atual governo. Na semana passada, o secretário de Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, que presidia a petrolífera na época da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que Dilma “não pode fugir de sua responsabilidade” sobre o negócio suspeito. Por suspeita de superfaturamento, a transação é investigada pelo Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal do Rio de Janeiro e Polícia Federal.

ES: Mãe e filho conquistenses morrem na BR-116

Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo dois caminhões e automóvel, por volta de 5h30 desta quarta-feira (23), no quilômetro sete da BR-259, no distrito de Cavalinhos, em João Neiva, na região Norte do Espírito Santo. Duas crianças, uma de 5 e outra de 14 anos, ficaram feridas e foram levadas para o hospital no mesmo município. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a pista no local ficou parcialmente interditada até as 10h20. 

De acordo com testemunhas, o carro de passeio, modelo Fiesta com placas de Vitória da Conquista, na Bahia, seguia no sentido Colatina, e um carro de boi trafegava no sentido contrário quando os dois bateram de frente. Um caminhão baú que seguia atrás do carro de passeio, não conseguiu frear e bateu na traseira do veículo. Chovia no momento do acidente. O velório está marcado para essa quinta-feira (24), na Igreja Igreja Getsêmani, na Urbis VI, em Vitória da Conquista. Com informações do G1.

Campos quer punição por irregularidades na Petrobras

O ex-governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, defendeu novamente a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras em encontro com lideranças políticas e do agronegócio em Chapecó, oeste de Santa Catarina.
Em entrevista coletiva à imprensa, Campos lembrou que a CPI só será possível por causa das assinaturas favoráveis dos quatro senadores do PSB. "Não podemos aceitar artifícios utilizados nesse momento para desviar o debate que é "como resgatar a Petrobras da manipulação política e do uso indevido para que essa empresa possa ajudar o Brasil a reencontrar o rumo do crescimento econômico, o qual perdemos há três anos?", enfatizou o pré-candidato.
Campos ressaltou "a necessidade da Petrobras ter uma gestão profissionalizada e que respeite o planejamento da empresa". Outra sugestão do político foi criar "uma regra de longo prazo para os preços de derivados de petróleo".

terça-feira, 22 de abril de 2014

ESCÂNDALO DA PETROBRAS PODE ATINGIR POLÍTICOS DE ITAPETINGA E REGIÃO

A revista Exame desta semana traz mais um escândalo envolvendo o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, pivô do caso de compra da refinaria de Pasadena, a Alstom e, agora, o empresário baiano Paulo Roberto Barbosa de Oliveira, conhecido como Paulo Dog.
Paulo Dog, segundo informações da imprensa da capital, é dono da empresa Eldorado que, numa transação suspeita com a Petrobrás, teria abocanhado R$ 15 milhões, o que vem sendo sendo investigado. 
Há quem afirme que Paulo Dog é uma espécie de ‘testa de ferro’ de um esquema de corrupção mantido através de uma certa ONG ligada a políticos governistas que atuam em Itapetinga e região, que nos últimos anos vêm investindo pesado na compra de terrenos supervalorizados em Costa de Sauípe, colocados, evidentemente, em nome de ‘laranjas’ e ‘acerolas’.
Comenta-se que já tem gente no ‘caldo de galinha’, tremendo de medo do que pode sobrar para eles, na CPI da Petrobras. Essa eu quero só ver…

Por Davi Ferraz

JK não foi assassinado pela ditadura

O presidente Juscelino Kubistchek não foi assassinado pela ditadura militar, como se desconfiava, mas sim morreu em um acidente automobilístico na rodovia Presidente Dutra, conforme esclareceu na tarde desta terça-feira (22) a Comissão Nacional da Verdade (CNV), de acordo com o relatório parcial das investigações realizadas. JK morreu em 22 de agosto de 1976 e sua morte se deu próximo à cidade de Resende (RJ). O carro, um Opala, era dirigido pelo motorista particular, Geraldo Ribeiro, que também morreu no acidente. As análises foram feitas por um grupo de peritos nos laudos que estavam em posse da Justiça, feitos à época. Assim posto, as dúvidas desaparecem, após a revelação da CNV.

Bahia registra 70 ataques a agências em 2014, aponta sindicato dos bancários

O Sindicato dos Bancários da Bahia divulgou, nesta terça-feira (22), o balanço de 70 ataques a agências bancárias no estado este ano. A maioria das ocorrências está dispersa no interior do estado. Salvador registrou 11 ocorrências. Segundo o levantamento, a explosão de caixas eletrônicos é a principal ação dos criminosos, com 49 casos do total. Foram oito tentativas frustradas de roubo e outros seis assaltos. De acordo com o sindicato, o Banco do Brasil é o alvo com maior número de ataques (33), seguido do Bradesco (22) e Caixa Econômica (10). A entidade representativa dos bancários credita o número ao “investimento pífio em segurança”, que contrasta com o alto lucro das instituições financeiras.

Declarações de Gabrielli deixam Wagner em saia justa


As declarações do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, apontando responsabilidade da presidente Dilma Rousseff na compra da refinaria de Pasadena, quando ela era chefe da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração da estatal, colocaram em saia justíssima o governador Jaques Wagner (PT).

Gente próxima a Dilma voltou a pedir a Wagner a cabeça de Gabrielli, que ocupa o cargo de secretário estadual de Planejamento, ao passo que os lulistas de primeira hora, entre os quais se encontram o secretário de Wagner, acham que o ex-presidente da Petrobras não cumpriu mais do que sua obrigação, ao colocar, segundo eles, “os pontos nos iis”, na entrevista que deu ao Estadão.

Em sua coluna Painel de hoje, a Folha de S. Paulo revela que aliados da presidente consideram que é maior do que o imaginado o estrago causado pela entrevista de Gabrielli. Temem, inclusive, que a oposição tenha ganho discurso para que uma eventual CPI da Petrobras foque sobre a responsabilidade de Dilma no caso e não no mau negócio em si.

Daí a sanha dos aliados de Dilma em punir o secretário, pedindo a Wagner a sua cabeça, como já fizeram quando o assunto Pasadena veio a público pela primeira vez (conforme noticiou com exclusividade este Política Livre) e a presidente Dilma disse que se baseou em documentação incompleta para aprovar a compra no Conselho de Administração da Petrobras.

O problema é que Wagner é amigo tanto de Lula quanto de Dilma e a posição de Gabrielli no governo estadual não tem nada a ver com seu envolvimento no desastroso negócio executado pela estatal. Afinal, é exatamente pela compra de Pasadena que Gabrielli tem sido obrigado a vir a público constantemente dar explicações, processo em relação ao qual todas as responsabilidades, doa a quem doer, precisam realmente ser apuradas com absoluto rigor.

Marina: Dilma deixou como marca de governo o retrocesso

A ex-senadora Marina Silva disse em entrevista a uma rede de televisão chinesa que a presidente Dilma Rousseff não conseguiu firmar um estilo próprio à frente do Palácio do Planalto. "Infelizmente, a presidente Dilma não foi capaz de ter a própria marca de governo, a não ser a marca do retrocesso", afirmou à CCTV America, unidade da rede chinesa em Washington. Marina foi à capital dos Estados Unidos participar de um evento sobre o ambientalista brasileiro Chico Mendes.

Indagada sobre um ponto positivo e outro negativo do atual governo, Marina disse que, apesar de ter sido bom para o País manter as políticas sociais da gestão do ex-presidente Lula, o governo Dilma é marcado por retrocessos. Ela citou o baixo crescimento da economia, a inflação, dificuldades no planejamento da infraestrutura e a recente situação energética. Além disso, segundo Marina, o governo retrocedeu no que se refere à renda, à proteção das florestas e dos direitos indígenas.

Eleições.

A vice da chapa de Eduardo Campos à Presidência destacou que os 20 milhões de votos recebidos por ela em 2010 têm um significado "muito profundo". "Significa que, para o povo brasileiro, a ideia de um modelo de desenvolvimento econômico que produza riquezas, trabalho, moradia digna e serviços essenciais não é incompatível com a proteção do meio ambiente", afirmou. Segundo a ambientalista, o Brasil pode ajudar a resolver o que chamou de "desafio deste século". "É preciso mudar o antigo paradigma de que a economia é separada da ecologia. O mundo vai precisar cada vez mais de fazer essa integração", comentou. Marina destacou que a aliança com o PSB, de Campos, ainda está sendo desenhada e que o objetivo é manter as bandeiras defendidas pela Rede Sustentabilidade no centro do debate. "O que me moveu para o PSB é a necessidade de que as ideias de 2010 continuem relevantes nas eleições de 2014", afirmou.

Corrupção.

A solução para enfrentar a corrupção no Brasil é encará-la como um problema de todos e não apenas como algo relacionado ao governo ou aos poderes Legislativo e Judiciário, avaliou a ex-ministra do Meio Ambiente. Marina destacou que o governo pode ser mais transparente e que o Congresso tem de ser uma ferramenta para "vigiar e monitorar", mas alertou que o tema tem de ser visto como um problema de toda a sociedade. Segundo Marina, a pobreza era tida apenas como uma preocupação do governo, mas quando passou a ser enfrentada como um problema de todos começou-se a criar um processo de inclusão social. "O mesmo vale para a corrupção. Enquanto não for um problema nosso, não haverá solução", disse.

fonte: A Tarde

Oposição quer levar Gabrielli para prestar esclarecimentos à Câmara

Após o ex-presidente da Petrobras e atual secretário de Planejamento do estado, José Sergio Gabrielli, ter afirmado que a presidente Dilma Rousseff não pode fugir da responsabilidade na compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, a oposição irá convidá-lo para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados. O Palácio do Planalto ainda não comentou as declarações de Gabrielli sobre a presidente, que a época estava à frente do Conselho de Administração da estatal. Parlamentares do partido Solidariedade pretendem apresentar, nesta terça-feira (22), o convite para o ex-presidente da Petrobras depor na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. A oposição pretende manter o assunto aceso enquanto a criação do colegiado misto que deverá investigar a estatal ainda não foi analisada pelo Supremo Tribunal Federal.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO DE ITARANTIM, tendo em vista, as noticias veiculadas, em blogs e rádios, através de blogueiros , poeta e do vice-prefeito, SOBRE A ILEGALIDADE NA NOMEAÇÃO DO PROCURADOR GERAL DO MUNÍCIPIO, vem a comunidade de Itarantim, prestar os seguintes esclarecimentos: NEM TUDO QUE PARECE ILEGAL OU IMORAL, REALMENTE O É!!!!!!!!!


A Constituição Federal de 1988 , facultou aos municípios brasileiros a elaboração de sua leis Orgânicas, adaptadas à Constituição Federal, e assim determinou que os Estados-Membros, também adaptassem sua Constituições Estaduais à Constituição Federal. A lei Orgânica do Município de Itarantim foi aprovada no dia 04 de abril de 1990, e em seu art. 63 assim dispõe:

Art. 63 A Procuradoria Geral do Município é a instituição que representa, como advocacia geral, O Município, judicial e extra-judicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento. As atividades de consultoria e assessoramento jurídico ao prefeito.

§ 1º - A Procuradoria Geral do Município tem por chefe o Procurador Geral do Municipio nomeado pelo prefeito dentre integrantes da carreira de Procurador Municipal, maiores de trinta e cinco anos, após aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal.

Art. 64- O ingresso na carreira de Procurador Municipal far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação de sub-seção, da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, inclusive na elaboração do programa e quesitos das provas observadas, nas nomeações, a ordem de classificação.

Assim também procederam alguns estados e municípios de 05 de outubro de 1988 até 1990, elaboraram suas leis orgânicas ou constituições estaduais. Ocorre que em maio de 1990 PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA INGRESSOU NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL –STF COM UMA ADI- AÇÃO DIRETA DE INCOSTITUCIONALIDADE que recebeu o numero de ADI 291 CONTRA A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO, requerendo a incostitucionalidade de vários artigos da constituição do Estado dentre os quais:

Art. 26 É da Competência exclusiva da Assembléia Legislativa:

XXII – autorizar, previamente, por inciativa do Governador, a destituição do Procurador-Geral de Justiça, do Procurador-Geral do Estado e do Procurador- Geral da Defensoria Pública.

XXIII- destituir, por deliberação da maioria absoluta dos Deputados, na forma da lei estadual complementar, o Procurador-Geral de Justiça e o Procurador -Geral do Estado e o Procurador-Geral da Defensoria Pública.

Art. 111- A carreira de procurador do Estado, a organização e funcionamento da instituição serão disciplinados em lei complementar, cuja iniciativa é facultada ao Procurador Geral do Estado.

§ 1º (...)

§ 2º O Procurador Geral do Estado, nos termos desta constituição, será nomeado pelo Governador e escolhido dentre os integrantes da carreira de Procurador, através de lista tríplice elaborada pelo Colégio de procuradores, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.

No dia 06 de junho de 1990, o STF –Supremo Tribunal Federal, a apreciar em caráter liminar a ADI 291, pelo Relator Ministro Moreira Alves, por unanimidade de votos, suspendeu, ex nunc, a eficácia das disposições da Constituição Estadual, impugnadas, até o julgamento final da Ação. Em 2009 no julgamento da ADI 2682-SP suspendeu também os mesmos efeitos da Constituição do Estado de São Paulo

Segundo o STF o Art. 26, XXII e XXIII, revela afronta aos art. 84, XXV, e 131, § 1º da Constituição Federal, pois condiciona a exoneração do Procurador Geral do Estado à aprovação do Poder Legislativo, restringindo, assim, as prerrogativas do Chefe do Executivo.

O Art. 111 § 2º RESTRINGE O LEGITIMO PODER DO CHEFE DO EXECUTIVO, TANTO PARA LIVREMENTE NOMEAR O PROCURADOR-GERAL DO ESTADO, COMO PARA EXONERA-LO, EM OPOSIÇÃO AO QUE OCORRE COM A ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO ( art. 131 e 132 da Constituição Federal) CUJOS PRINCÍPIOS ESTENDEM-SE AOS ESTADOS-MEMBROS DA FEDERAÇÃO.

OBSERVE QUE O STF ESTENDEU A DECISÃO AOS ESTADOS-MEMBROS DA FEDERAÇÃO e PELO PRINCIPIO DA SIMETRIA AOS MUNICÍPIOS.

Em 07 de abril de 2010, sob a Relatoria do Ministro Joaquim Barbosa o STF em julgou em decisão definitiva ADI 291 confirmando em todos os termos a liminar concedida em 1990, com a seguinte ementa:

ADI 291 / MT - MATO GROSSO 

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Relator(a): Min. JOAQUIM BARBOSA

Julgamento: 07/04/2010 Órgão Julgador: Tribunal Pleno

Publicação 

DJe-168 DIVULG 09-09-2010 PUBLIC 10-09-2010

EMENT VOL-02414-01 PP-00001Parte(s) 

REQTE. : PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA

REQDO. : ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO 

EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. NORMAS DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO MATO GROSSO. RESTRIÇÃO DO PODER DO CHEFE DO EXECUTIVO. PRERROGATIVAS AOS PROCURADORES DO ESTADO. CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

NORMAS DE REPRODUÇÃO OBRIGATÓRIA. AÇÃO DIRETA JULGADA PARCIALMENTE PROCEDENTE. A Constituição do Estado do Mato Grosso, ao condicionar a destituição do Procurador-Geral do Estado à autorização da Assembléia Legislativa, ofende o disposto no art. 84, XXV e art. 131, § 1º da CF/88. Compete ao Chefe do Executivo dispor sobre as matérias exclusivas de sua iniciativa, não podendo tal prerrogativa ser estendida ao Procurador-Geral do Estado. A Constituição Estadual não pode impedir que o Chefe do Poder Executivo interfira na atuação dos Procurados do Estado, seus subordinados hierárquicos. É inconstitucional norma que atribui à Procuradoria-Geral do Estado autonomia funcional e administrativa, dado o princípio da hierarquia que informa a atuação dos servidores da Administração Pública. O cargo de Procurador Geral do Estado é de livre nomeação e exoneração pelo Governador do Estado, que pode escolher o Procurador Geral entre membros da carreira ou não. Precedentes. A garantia da inamovibilidade é conferida pela Constituição Federal apenas aos Magistrados, aos membros do Ministério Público e aos membros da Defensoria Pública, não podendo ser estendida aos Procuradores do Estado. Em síntese, a autonomia conferida aos Estados pelo art. 25, caput da Constituição Federal não tem o condão de afastar as normas constitucionais de observância obrigatória. Precedentes. Ação direta julgada parcialmente procedente.

O cargo de Procurador Geral do Estado é de livre nomeação e exoneração pelo Governador do Estado, que pode escolher o Procurador Geral entre membros da carreira ou não. Precedentes. OBSERVE QUE O TRIBUNAL CONCEDEU A ADI 291 COMO NORMAS DE REPRODUÇÃO OBRIGATÓRIAS.

ENTÃO COMO A LEI ORGANICA DE ITARANTIM FOI PROMULGADA DIA 04 DE ABRIL DE 1990 E A LIMINAR SUSPENDENDO OS EFEITOS DOS ARTIGOS DE CONSTITUIÇÕES E LEIS ORGÂNICA FOI CONCEDIDA NO DIA 06 DE JUNHO DE 1990 E CONFIRMADA EM DEFINITIVO PELO STF SOMENTE EM 07 DE ABRIL DE 2010, TALVES NÃO HOUVE TEMPO DA CAMARA MUNICIPAL DE ITARANTIM OU OUTROS GESTORES EM MANDAR UMA EMENDA PARA CAMARA MODIFICANDO OS ARTIGOS 63 E 63 PARÁGRAFO 1º DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL QUE É INCOSTITUICIONAL POIS CONTRARIA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

Há jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça que diz que o “procurador não é advogado. Com este não se confunde. Trata-se de funcionário pago pelo Estado com recursos arrecadados pelo povo. Não está obrigado a se inscrever na OAB”, diz o ministro Luiz Fux. O mesmo entendimento é confirmado pelos ministros Francisco Peçanha Martins e Humberto Gomes de Barros em outros processos.

Há de esclarecer que segundo o STF sobre relatoria do atual presidente Joaquim Barbosa na ADI 291 onde consta que o cargo é de livre nomeação do gestor que pode escolher entre membros da carreira ou não. 

Se o blogueiro, o vice-prefeito e o poeta, não concordam com a decisão do STF, que recoram da decisão, pois se vencerem isto deve agradar muita gente. 

Assim claro está que o Procurador Geral (atual designação do antigo Advogado Geral) é administrador da Procuradoria Geral, como as mesmas prerrogativas, nível hierárquico e funcional, impedimentos, deveres, direitos, vantagens e subsídios dos demais secretários de Estado e Municipais, não necessitando sequer atuar junto a qualquer juízo, apenas delegando aos procuradores de carreira que o façam em nome do município em qualquer juízo, assim não sendo necessário que seja inscrito nos quadros da valorosa OAB, mesmo que outro fosse o entendimento dos Tribunais Superiores, conclui o procurador.

Julgando com base em princípios e normas paradigmáticas , ou com base numa ordem constitucional, o STF entendeu que a Advocacia-Pública encontra-se inserida dentro do Poder Executivo e submetida, diante do Chefe do Executivo, ao princípio da hierarquia.

Há de esclarecer que a Câmara Municipal de Itarantim, aprovou em 2013 a Lei 99/2013 que Trata da Reforma administrativa, onde criou os 02 cargos de procuradores de provimento efetivo e um cargo comissionado de Procurador Geral do Município, de livre nomeação do Senhor Prefeito Municipal, NÃO SE CONFUNDE O CARGO DE PROCURADOR JURÍDICO, QUE É DE PROVIMENTO EFETIVO, COM O CARGO DE PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO , QUE É CARGO COMISSIONADO DE LIVRE, NOMEAÇÃO E EXONERAÇÃO DO SENHOR PREFEITO COMO JÁ DECIDIO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

ACREDITO QUE O SENHOR VICE-PREFEITO, AO DAR A ENTREVISTA NA RADIO NÃO TINHA CONHECIMENTO DESTA DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, QUE FOI CONCEDIDA LIMINARMENTE HÁ 13 ANOS E FOI CONFIRMADA HÁ 04 ANOS, POIS NÃO É ADVOGADO, SE CONSULTOU ALGUM ADVOGADO ANTES DA ENTREVISTA, FOI MAL ORIENTADO, POIS O ADVOGADO TAMBÉM DEVIA DESCONHECER a ADI 291 e outras decisões sobre a matéria.

QTO ao POETA QUE FEZ A REPORTAGEM, ACREDITO QUE O POETA EM SUA REPORTAGEM POÉTICA, ESTAVA USANDO A FUNÇÃO ARTÍSTICA OU POÉTICA, LINGUAGEM ESTA USADA PELOS POETAS, ONDE NESTA FUNÇÃO, O HOMEM BRINCA COM A REALIDADE MEDIANTE O EMPREGO DA LINGUAGEM e não posso levar a sério pois não tem o conhecimento jurídico, apenas o conhecimento poético e segundo comentários é muito bom em poesia.

QTO AO BLOGUEIRO SEI APENAS QUE TEM O APELIDO CARINHOSO DE “JUJÚ” , mas Jujú, você tem que conhecer a lei e não pode colocar a foto das pessoas sem a sua autorização isto viola o Art. 5º , X da CF - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Estou pensando seriamente de ingressar com uma ação contra o senhor, não pela reportagem, pois não me ofendeu em nada, apenas demonstrou um grande desconhecimento jurídico, mas pela ,minha foto, lembre-se que o senhor não tem um jornal, apenas um blog, e bom também olhar a lei de crimes na internet. O suposto poder que acham que tenho, não é em função do cargo e sim em função da pessoa, pois tenho a confiança do senhor prefeito municipal.


texto : BelJuracy Silva Varges

Veja o resultado da enquete do Itarantim Agora:Se as eleições fosse hoje, em quem você votaria para governador da Bahia?

Paulo Souto(DEM)
  59 (75%)
Lídice da Mata(PSB)
  14 (17%)
Rui Costa (PT)
  5 (6%)

O ex-governador Paulo Souto (DEM), liderou pesquisas de intenção de voto na enquete do blog Itarantim Agora. 
Paulo Souto aparece entre 75% ,  Lídice surge em segundo lugar com 17% , e o pré-candidato governista, Rui Costa (PT) tem entre 6%, das intenções de voto.

domingo, 20 de abril de 2014

O PREFEITO DR PAULO FERNANDES E A PRIMEIRA DAMA MEYRE FERNANDES, DESEJA A TODA COMUNIDADE DE ITARANTIM, ZONA RURAL E DO DISTRITO DE RIBEIRÃO DO SALTO, UMA FELIZ PASCOA!!!!

A Páscoa é um momento de reflexão. Jesus esteve na terra, muito sofreu, mas em nenhum momento desistiu. Poderia ter escolhido o caminho mais fácil, que era desistir de seus ideais e objetivos. Mas em momento algum se abdicou deles para não sofrer perseguições e que também o levou à morte. Ao contrário, continuou até o final sustentando os princípios e valores que acreditava.
Que a nossa vida também seja assim. Que por maior que sejam as dificuldades e os obstáculos, não desistamos de nossos objetivos e ideais. Que todos os Itarantienses possam nesta Páscoa, confirmarem seus projetos de vida. E que aqueles que não os tem, possam pela influência de Jesus Cristo, passarem a buscar algo a mais para as suas vidas. Afinal, a Páscoa significa renascer.
“Evidenciamos um momento de fé e devoção, com importante destaque para a reflexão que leva todos nós a pensar no verdadeiro significado da Páscoa, Desejamos a toda comunidade Itarantiense uma Feliz e Santa Páscoa.


Mensangem do Prefeito Dr Paulo Fernandes

sábado, 19 de abril de 2014

Morre aos 66 anos o narrador Luciano do Valle

Locutor teve morte súbita durante voo de São Paulo para Uberlândia; ainda não se sabe as causas

O narrador Luciano do Valle, 66 anos, morreu neste sábado. Ele passou mal durante uma viagem de avião para Uberlândia, onde narraria Atlético-MG e Corinthians pela primeira rodada do Brasileirão. Luciano, que viajava de São Paulo, foi socorrido no aeroporto da cidade mineira pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Santa Genoveva, onde às 16h15 teve a morte confirmada. Ainda não se sabe as causas.

Segundo informações do médico que estava no voo e prestou os primeiros socorros, Luciano sofreu uma morte súbita. "O Luciano não sofreu. O que ele apresentou é chamada de morte súbita, ela acontece menos de uma hora quando começam os sintomas", informou. 

"As hipóteses vão de interdição de aorta, a um infarto e isso só será definido após necropsia. Ele não sofreu e teve o atendimento que precisava. Sou solidário ao time Band", completou.
Luciano se preparava para narrar a Copa do Mundo no Brasil e acreditava em mais um título da seleção brasileira. Otimista por natureza, confiava que tudo daria certo no Mundial e acreditava em uma evolução do país depois de receber o maior evento do futebol.

Também não pensava em aposentadoria. Em 2012, chegou a se afastar das suas funções devido a um problema de saúde, mas se dizia entusiasmado com os próximos eventos esportivos do Brasil.

PT tem chance real de perder, diz cientista político


O cientista político Sérgio Praça afirmou que os números da pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira não chegam a ser "catastróficos para o governo". "O PT tem uma chance real de perder a Presidência, mas, do ponto de vista dele, não estaria nem confiante nem desesperado", afirmou o professor de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC. "Estaria torcendo para a Copa dar muito certo. Não para o Brasil ganhar, mas para o evento não ter tragédias com estrangeiros ou caos aéreo."

Segundo Praça, o fato de o Brasil expor seus problemas aos estrangeiros não é o principal, mas sim a questão de que os turistas podem enfrentar os mesmos problemas que os brasileiros já notam no dia a dia. "Não é à toa que a presidente Dilma Rousseff tem falado muito, desde o ano passado, sobre a segurança na Copa do Mundo", disse o especialista. "Isso está na cabeça do governo, porque seria uma falha muito fácil para a oposição explorar." Segundo ele, o uso eleitoral de questões envolvendo o BNDES ou a Petrobras é muito mais difícil. "Atrasos em aviões, violência contra turistas são muito mais fáceis de ser explorados pela oposição, até porque geram imagens", afirmou.

Se correr tudo bem com a Copa, a oposição, na avaliação do especialista, pode "perder tempo" tentando explorar escândalos menores na tentativa de atingir a imagem da presidente Dilma Rousseff (PT), que lidera a disputa pela reeleição com 37% das intenções de voto no cenário mais provável, que inclui pré-candidatos de partidos pequenos. "Esses escândalos não vão colar, a não ser que tenham uma ligação muito direta com Dilma ou com um ministro forte dela, como o Mantega", afirmou. "A mídia tem uma tendência de enfatizar os escândalos, o que pode levar a superestimar o impacto eleitoral dessas notícias. Precisa ver o quanto o escândalo é inteligível pelo eleitorado."

Na opinião de Praça, o peso da corrupção na escolha dos candidatos deve ser relativizado, porque poucos eleitores mantêm a ideia de que é possível haver um governo "salvador", sem corrupção, seja ele de que partido for.

Potencial de Campos

Para Praça, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) tem um grande potencial eleitoral que ainda não está claro nas pesquisas. O levantamento Ibope divulgado nesta quinta-feira mostra Campos com 6% das intenções de voto no cenário mais provável para outubro. "Os porcentuais de Campos e Marina agora não significam nada. Ele tem um potencial enorme", afirmou.

Como seu partido, o PSB, não tem histórico na administração nacional ou mesmo em Estados importantes da federação, a sua taxa de rejeição deve continuar baixa em relação aos demais concorrentes. Hoje, segundo a pesquisa Ibope, o porcentual de pessoas que não votariam em Eduardo Campos de jeito nenhum está em 21%, ante 33% de Dilma e 25% de Aécio Neves (PSDB). "Aécio e Dilma têm pontos fracos claros. Aécio por conta do histórico do PSDB e do governo de São Paulo, que tem uma avaliação ruim. Dilma por conta de ser governo", disse.

Na avaliação de Sérgio Praça, a eleição de outubro será a primeira realmente competitiva dos últimos tempos, por ter ao menos duas forças políticas novas, Aécio e Campos, sem mencionar Marina Silva, que é relativamente nova no cenário eleitoral. "A grande notícia é o Eduardo Campos, e as pesquisas não estão refletindo ainda porque a eleição ainda não começou", afirmou.

Tanto Aécio quanto Campos estão fazendo o que podem no momento, mas ainda estão estruturando suas estratégias de campanha. Segundo o especialista, a expectativa negativa dos agentes econômicos para a situação do País em 2015 pode ter um impacto positivo no financiamento das campanhas oposicionistas. "Por causa dessas expectativas, Aécio e Campos devem ter mais dinheiro em campanha do que teriam", avaliou.

Os pré-candidatos de oposição terão, porém, de correr contra o tempo para conquistar o eleitor. "Esta eleição é que será muito curta por causa da Copa do Mundo. Só depois dela é que os eleitores vão começar a prestar mais atenção ao assunto", disse o cientista político.

fonte: A Tarde